Lentes de contato inteligentes da Google

Quando parece que não existe nada mais para inovar a Google aparece para mostrar que ainda há muito o que se fazer. Ha um tempo atrás a Google e a Novartis anunciou que eles estão preparado um tipo de lente de contato que monitora os níveis de glicose e também acabam ajustando automaticamente o foco. Mais isso tudo é só o inicio de uma categoria nova de produtos inteligentes, pois nossos olhos se mostram necessários para o melhoramento da saúde.

“Agora é a hora de colocar um pouco de computador e um monte de tecnologias miniaturizados na lente de contato”, diz Franck Leveiller, chefe de pesquisa e desenvolvedor da divisão de cuidados com os olhos Novartis.

Um dos protótipos dessas incríveis lentes contem um dispositivo do tamanho de um grão e calcula a glicose em lagrimas. Ele também acompanha uma antena sem fio, em seguida, transmite as medições para um dispositivo externo. O mesmo foi projetado para que os diabéticos não precisem mais furar os dedos para testar os seus níveis de açúcar no sangue.

A glicose não é a única coisa que pode ser medido a partir de lágrimas ao invés de uma amostra de sangue, diz Quinn. Lágrimas também contêm uma substância química chamada lacryglobin que serve como um biomarcador para a mama, cólon, pulmão, próstata, ovário e câncer. Monitoramento níveis lacryglobin poderia ser particularmente útil para pacientes com câncer que estão em remissão, diz Quinn.

A lente de focagem automática está em um processo de desenvolvimento mas seu objetivo é que o mesmo possa ajustar sua forma dependendo de onde o olho está olhando. Facilitando muito a vida daquelas pessoas que dependem de óculos para leitura. Atualmente a empresa está usando uma técnica para detectar a luz quando bate no olho e poder detectar o movimento do mesmo.

Obviamente a Google não é a unica interessada nesse “upgrade” nas lentes de contatos. Na suécia por exemplo a empresa Sensimed está desenvolvendo uma lente de contato que mede a pressão intra-ocular.

Então devemos aguardar essa nova experiencia tecnológica que promete fazer muito mais pelo futuro.

 

 

Fonte: technology Review

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *